Alimentação Ayurvédica

Alimentação Ayurvédica

  • Imagem Alimentação Ayurvédica
  • Imagem Alimentação Ayurvédica
  • Imagem Alimentação Ayurvédica
  • Imagem Alimentação Ayurvédica
  • Imagem Alimentação Ayurvédica

A milenar tradição indiana entende que ‘nós somos o que comemos’, ou seja, o corpo material é composto pelos alimentos ingeridos. 

 

 

Quando nos alimentamos adquirimos os nutrientes, isto é, as qualidades do que ingerimos. A medicina ayurvédica ensina que devemos comer alimentos vivos cheios de prana, ou energia vital.

 

Deve-se ter uma dieta rica em frutas da época, vegetais, cereais, castanhas e especiarias.

 

Segundo a filosofia indiana, para que o prato esteja em harmonia, devem estar presentes os seis sabores, a saber, o amargo, o azedo, o adstringente, o picante, o salgado e o doce.

 

Os temperos são fundamentais para que o alimento esteja em equilíbrio, pois cada um apresenta propriedades específicas.

 

É importante saber potencializar as propriedades nutricionais e medicinais de cada alimento, para termos uma alimentação completa e saudável.

 

O curso de culinária ensina a sequência da massala ayurvédica, isto é, como combinar os condimentos, utilizando temperos que, na sua maioria já são conhecidos, sem a utilização do alho e da cebola.

 

Ekanatha Dasa é um chef de cozinha especializado em culinária indiana vegetariana e vegana. 

 

Há 30 anos iniciou seu caminho culinário quando partiu para a Índia em busca do conhecimento Ayurvédico sobre a utilização das especiarias e condimentos típicos daquele país.

 

Neste curso, aprendeu a manipular ervas com fins medicinais e alimentares, aprendeu a preparar pratos capazes de equilibrar os doshas, isto é, os biotipos corporais.

 

Desta forma, todos são contemplados por essa alimentação equilibrada e medicinal, baseada na filosofia da cura através da alimentação, percebendo a comida como alimento para o corpo e alma.

 

Em seguida fez cursos de aperfeiçoamento de culinária vegetariana em Madrid.

 

Em 2004 montou o projeto do primeiro restaurante vegano do sul do país, o Restaurante Mantra de Porto Alegre (www.mantrarestaurante.com.br), que permanece em funcionamento até hoje.

 

Atualmente Ekanatha Dasa ministra cursos de culinária vegetariana em várias cidades do sul do país e presta assessoria a restaurantes que buscam a proposta de produzir um alimento saudável e espiritualizado.

 

Recentemente assessorou o restaurante Aldeia Índigo no Campeche, Florianópolis https://www.facebook.com/photo.php?fbid=628595600522611&set=a.574123209303184.1073741828.570636456318526&type=1&theater

 

 O curso inicia-se com uma palestra de 40 minutos, sobre os padrões védicos e a sequência da massala ayurvédica.

 

São ensinados 10 pratos incluindo lassi (bebida), chay, dal (ervilhas, lentilhas, etc.), vegetais, massas e sobremesas. O curso dura em torno de 6 horas.

 

 

Ekanatha Dasa e Devii Shrii

Telefone: 51 9645.0385/ 41 9751.6882

e-mail: ekanatha@hotmail.com

Todos os direitos reservados a Portal Mirabilis - 2014