Somaterapia

A Somaterapia ou apenas Soma é um processo terapêutico-pedagógico, realizado em grupo e com ênfase na articulação entre o trabalho corporal e o uso da linguagem verbal. Foi criada no Brasil pelo escritor e terapeuta Roberto Freire, a partir da obra de Wilhelm Reich e sua pesquisa sobre corpo e emoção.

 

As sessões terapêuticas abordam ainda os conceitos de organização vital da Gestalterapia, os estudos sobre a comunicação humana da Antipsiquiatria e a arte-luta da Capoeira Angola. Eles servem como ferramentas para auxiliar as pessoas na elaboração de vidas mais livres e prazerosas.

 

O grupo de terapia funciona como um micro-laboratório social, no qual desenvolvemos uma analítica libertária do comportamento de cada um a partir da relação junto ao outro. A Soma tem duração pré-definida e não costuma passar de um ano e meio, com encontros periódicos (são quatro sessões mensais).

 

A maior originalidade da Soma vem daí: terapia como criação e afirmação de si, em que a construção das práticas de liberdade é o antídoto para combater a neurose gerada pelas relações sociais hierarquizadas.

Todos os direitos reservados a Portal Mirabilis - 2014