Ekanatha Dasa e Devii Shrii

Alimentação Ayurvédica

 

A milenar tradição indiana entende que ‘nós somos o que comemos’, ou seja, o corpo material é composto pelos alimentos ingeridos.

 

Quando nos alimentamos adquirimos os nutrientes, isto é, as qualidades do que ingerimos.

 

medicina ayurvédica ensina que devemos comer alimentos vivos cheios deprana, ou energia vital.

 

Deve-se ter uma dieta rica em frutas da época, vegetais, cereais, castanhas e especiarias.

 

Segundo a filosofia indiana, para que o prato esteja em harmonia, devem estar presentes os seis sabores, a saber, o amargo, o azedo, o adstringente, o picante, o salgado e o doce.

 

Os temperos são fundamentais para que o alimento esteja em equilíbrio, pois cada um apresenta propriedades específicas.

 

É importante saber potencializar as propriedades nutricionais e medicinais de cada alimento, para termos uma alimentação completa e saudável.

 

O curso de culinária ensina a sequência da massala ayurvédica, isto é, como combinar os condimentos, utilizando temperos que, na sua maioria já são conhecidos, sem a utilização do alho e da cebola.

 

Ekanatha Dasa é um chef de cozinha especializado em culinária indiana vegetariana e vegana. Há 30 anos iniciou seu caminho culinário quando partiu para a Índia em busca do conhecimento Ayurvédico sobre a utilização das especiarias e condimentos típicos daquele país.

 

Neste curso, aprendeu a manipular ervas com fins medicinais e alimentares, aprendeu a preparar pratos capazes de equilibrar os doshas, isto é, os biotipos corporais.

 

Desta forma, todos são contemplados por essa alimentação equilibrada e medicinal, baseada na filosofia da cura através da alimentação, percebendo a comida como alimento para o corpo e alma.

 

Em seguida fez cursos de aperfeiçoamento de culinária vegetariana em Madrid. Em 2004 montou o projeto do primeiro restaurante vegano do sul do país, o Restaurante Mantra de Porto Alegre (www.mantrarestaurante.com.br), que permanece em funcionamento até hoje.

 

Atualmente Ekanatha Dasa ministra cursos de culinária vegetariana em várias cidades do sul do país e presta assessoria a restaurantes que buscam a proposta de produzir um alimento saudável e espiritualizado.

 

Recentemente assessorou o restaurante Aldeia Índigo no Campeche,Florianópolis 

https://www.facebook.com/photo.phpfbid=628595600522611&set=a.574123209303184.1073741828.570636456318526&type=1&theater

 

O curso inicia-se com uma palestra de 40 minutos, sobre os padrões védicos e a sequência da massala ayurvédica.

 

São ensinados 10 pratos incluindo lassi (bebida), chay, dal (ervilhas, lentilhas, etc.), vegetais, massas e sobremesas.

 

O curso dura em torno de 6 horas.

 

Música Indiana

Ekanatha Dasa e Devii Shrii são músicos que se dedicam à música clássica indiana. Recentemente passaram um ano estudando este gênero de música na Índia.

 

Utilizam o poder tranquilizante dos mantras na cura durante as sessões de quiropraxia.

 

Regularmente organizam satsangas, com o intuito de cantar cânticos devocionais baseados nas ragas clássicas indiana. Ekanatha é percussionista há 30 anos e toca tablas, Devii o acompanha com harmônio e voz.  

           

Ekanatha Dasa e Devii Shrii

Telefone: 51 9645.0385/ 41 9751.6882

e-mail: ekanatha@hotmail.com

Páginas 1 2 

Todos os direitos reservados a Portal Mirabilis - 2014